Redação, um "bixo de sete cabeças"?
- Ana Beatriz Alves
- 10 de fev. de 2021
- 2 min de leitura

Bom, primeiro é importante ressaltar que redação não é um "bixo de sete cabeças", seja para quem tem problemas de expressar-se, está se deparando com a redação pela primeira vez, ou quem já faz redações, mas que tem dificuldade o caminho é o mesmo, treino.
Não digo que é necessário um treino intenso como 7 redações por semana, pois o importante nesse quesito não é a quantidade, mas a qualidade que realmente importa, uma redação bem escrita e que expressa bem o seu ponto de vista com certeza fará com que seja possível alcançar notas elevadas e acima de 700.
O primeiro passo para melhorar na redação é ver justamente como aqueles que conseguiram alcançar o mil fizeram, analisar profundamente claro, desde os conectivos até mesmo o repertório, pois isso ajudará até a ampliar o seus conhecimentos. Desde filme até poesia o céu é o limite para a sua imaginação tudo pode ser usado na redação, se você nunca viu algo que você deseja colocar na redação ser usado antes, só tenha o cuidado de intertextualizar a sua referência, nada de mais de 3 linhas só falando sobre, dado que você estará sendo mais expositivo do que argumentativo.
Treinar tanto a caligrafia, quanto a escrita é fundamental, o estudo rigoroso de vírgula e crase pode lhe ajudar a garantir 120 na C1 que é a competência relacionada ao padrão da norma culta, e para garantir o gabarito é necessário um longo treino desde regências até a separação silábica, devido que há a recorrência de uma imprevista quebra da palavra escrita na redação, nada de passar da linha ou escrever uma linha a mais viu!
Ao longo de 2019 no meu antigo colégio que já era um pré-vestibular eu escrevia redações com muita pressa devido a rotina e acreditava que por tirar boas notas no ano do meu vestibular definitivo em 2020, seria tranquilo, mas me enganei, logo no início de janeiro me deparei com 720 na minha primeira redação do ano fiquei contente, pois não é uma nota ruim, mas também não seria a nota que eu necessitava que era 920, assim, como era início de ano me tranquilizei. Porém, posso falar com convicção que a evolução é bem cansativa e leva tempo, depende de cada um claro, apenas no fim do ano em meados de agosto que minha nota se estabilizou. Falo isso, pois o processo do aprendizado de como escrever uma boa redação leva tempo, e tem que se manter constante para só, dessa forma, garantir a nota que você deseja.
Não se desanime se no momento tirar uma nota um pouco mais baixa, isso é completamente normal, só procure em cada redação que errar, analisar e ver o que errou e corrigir na próxima redação, não copie textos que você ver na internet, procure ter a sua autoria, que é com as suas ideias relacionar o tema à proposta, os textos de apoio não são para serem copiados e sim dar uma luz na sua cabeça para o seu brainstorm se ativar.
Bom, são essas dicas que queria passar e desde já espero que tenham gostado e até a próxima!!!<3
Comments